Coleta de lixo clínico e hospitalar
CONHEÇA A COLETA DE LIXO HOSPITALAR
A coleta de lixo hospitalar se a todos ambientes que tratam da saúde humana e animal, pois possuem resíduos contaminados. Essa retirada deve ser feita por empresas especializadas em descarte hospitalar, pois lidam com todos os recursos necessários para o contato com esses materiais, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Quando descartados de forma errada, os solos dos aterros sanitários podem ser afetados. Todas as pessoas que têm contato com o resíduos hospitalares, devem usar EPIs, equipamentos de proteção individual, para que evitem contaminações, em especial as provocadas pela coleta de lixo hospitalar, que devem usar máscaras e roupas confeccionadas com tecidos especiais para que não haja acidentes, como cortes na pele.
A coleta de lixo hospitalar acontecer com seriedade, levando em conta que os resíduos hospitalares provocam grandes riscos à população, como radiação e doenças infecciosas. Alguns ambientes voltados à tratamentos de saúde, realizam a coleta de lixo hospitalar de forma errada, o que gera desconforto aos profissionais que trabalham no local e aos moradores da região. Saiba os benefícios da coleta de lixo hospitalar:
- Reduz os riscos de doenças por infecção;
- Evita radiações no solo de aterros sanitários;
- Auxilia a preservação do meio ambiente.
A coleta de lixo hospitalar deve ser feita por empresas aprovadas e certificadas pela Anvisa. Elas precisam executar o processo de coleta de lixo hospitalar de acordo com as regras exigidas pelos órgãos reguladores, o que faz com que hospitais tenham conhecimento sobre isso e contratem essas organizações. Além disso, essa retirada tem que ocorrer de duas a três vezes na semana, a depender do volume gerado pela instituição, assim como para resíduos comuns, pois têm odor forte e não podem permanecer em ambiente fechado por muito tempo.